quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A invenção do Restaurante



RESTAURANTE: Alimento ou remédio que tem a propriedade de restaurar as forças de uma pessoa doente ou esgotada. O consomê e o extrato de perdiz são restaurantes excelentes. Vinho, conhaque e licores são todos bons restaurantes para aqueles que estão sem energia. Alguns restaurantes são destilados a partir dos sucos de carnes leves e temperadas combinados com vinho branco suave, águas e preparados em pó estimulantes, conservas, electuários e outros ingredientesbons e adocicados. O aspic * é um tipo de restaurante, porém mais nutritivo e de consistência mais firme que os outros, sendo liquido. 

O restaurante como um espaço social urbano surgiu do consomê. No princípio, nos últimos vinte anos do Antigo Regime, entrava-se em um restaurante ( ou como eram mais comumente chamados, na "sala de um restaurateur" ) para beber caldos restaurativos assim como se ia a uma cafeteira para beber café. 

Livro excelente que fala sobre a fantástica história de criação e desenvolvimento do restaurante! 

Um comentário:

  1. Como historiador sou suspeito a falar que achei ótima essa postagem (uahuahauha). Apesar de gostar bastante de estudar o período do "Ancien Regime" francês, nunca tinha me detido a pensar a questão dos restaurantes e de como eles surgiram naquele contexto. Ótima postagem, gael :D

    ResponderExcluir